Apoena Case

A XMobots é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento, fabricação, treinamento, manutenção e operação de sistemas não tripulados, incluindo UAVs (também conhecidos no Brasil como VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados), AUVs, ROVs, USVs, UGVs e Estações de Controle Terrestre.

Num trabalho conjunto com a Barracuda Advanced Composites, ela está desenvolvendo o Apoena – Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de baixa altitude e grande autonomia (Low Altitude Long Endurance Unmanned Aerial Vehicle) – para vários tipos de monitoramento aéreo, sendo capaz de pousar em condições severas, como pistas estreitas e irregulares.

Isto é possível graças à sua envergadura, trem de pouso com alta absorção de impacto, características de estabilidade/controlabilidade, grande autonomia e comunicação por link de satélite. O departamento de engenharia da Barracuda Advanced Composites desenvolveu uma nova solução que reduziu em 15% do peso da aeronave, o que possibilita maior volume de combustível, gerando uma autonomia de vôo 50% maior, num total de 6 horas.

O estudo desses esforços definiu diferentes sistemas de matrizes de carbono-epoxy-nomex para cara área, extraindo de cada material o máximo em performance. A laminação segmentada em vaccum bagging cria em cada área um laminado com as quantidades de fibra e resina com propriedades mecânicas ótimas e um baixo peso.