ESTUDANTES DISPUTAM O IV DESAFIO ACADÊMICO EM COMPOSITES DO SAMPE BRASIL

Durante a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, foi realizada a IV edição do Desafio Acadêmico em Composites no LEL (Laboratorio de Estruturas Leves) no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em São José dos Campos.

O desafio, conhecido mundialmente como Student Bridge Contest, proporciona uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composto para alunos de universidades e de instituições de ensino de cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais.

Cumprindo as especificações preestabelecidas, os alunos tiveram seus projetos avaliados em 4 categorias por uma banca formada por profissionais respeitados na Indústria de Composites e coordenada por Jorge Nasseh, Engenheiro Chefe e CEO do Grupo Barracuda, e presidente do SAMPE – Society for the Advancement of Materials and Process Engineering no Brasil. Quem também participou e prestigiou o evento foi o presidente do SAMPE Global, Gregg Balko.

No IV Desafio Acadêmico em Composites SAMPE, estiveram presentes mais de 120 alunos em 22 equipes inscritas. Confira o ranking:

Categoria A – Viga de Carbono Seção I
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
3º UFPA – Universidade Federal do Pará

Categoria B – Viga de Carbono Seção Quadrada
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia
3º USF – Universidade São Francisco

Categoria C – Viga de Fibra de Vidro Seção Quadrada
Não houve vencedores

Categoria D – Viga de Fibra Natural Seção Quadrada
1º USF – Universidade São Francisco
2º UNISANTA – Universidade Santa Cecília
3º USP – Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Classificação Geral
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º USF– Universidade São Francisco
3º UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A banca avaliadora foi composta pelos engenheiros Gabriel Aires, Rodolfo Meleiro (Tecsis), Juliana Mota (Alltec), Estácio Terui (Tey), Claudo Stek (Owens Corning) e Felipe Berra (Intermarine).

O desafio teve como principal patrocinador o Grupo Barracuda e contou com a colaboração dos pesquisadores José Everardo Baldo Junior (LEL), Hugo Borelli Resende (IPT) e dos engenheiros José Carlos Santiago e Lucas Chaves da Marine Composites, para avaliação dos projetos.